Comunicados
22/03/2024
Lei da Doula:
Lei Estadual nº 10.648/2016 - Dispõe sobre a presença de Doulas durante o pré-natal, trabalho de parto, parto e pós-parto imediato nas maternidades da rede pública e privada do Estado da Paraíba e dá outras providências.
Nota Oficial sobre a certificação de doulas:
A (ADPB) informa que, com o intuito de garantir a qualidade e a credibilidade dos serviços oferecidos por suas profissionais, adota critérios para a aceitação de certificados de formação de doulas.
Alertamos a todas as partes interessadas, incluindo instituições de saúde, gestantes contratantes e projetos, sobre a necessidade de verificar cuidadosamente os certificados apresentados pelas doulas.
Certificados emitidos por sites que oferecem produtos de conteúdo digital e, ao final, comercializam certificações de doula não serão reconhecidos pela ADPB. Estes documentos não comprovam a realização de cursos, mas sim a aquisição de certificados, sem garantia da qualidade do aprendizado.
A ADPB aceitará como associadas apenas pessoas com certificados que estejam em conformidade com os parâmetros curriculares mínimos aprovados pela Federação Nacional de Doulas, ou seja, .cursos que sejam ministrados de forma síncrona, ou seja, que incluam interação ao vivo durante as aulas e/ou outras formas de acompanhamento com tutores.
A ADPB recomenda às gestantes que estejam atentas à qualidade da formação, experiência e da certificação das doulas que pretendem contratar. Escolher profissionais que atendam aos critérios estabelecidos é fundamental para assegurar um acompanhamento qualificado e seguro durante o processo de gestação, parto e pós-parto.
Baixar arquivo