Quem somos

21/03/2024

Somos uma associação de profissionais composta por doulas, trabalhadoras que atuam na gestação, parto e puerpério oferecendo educação perinatal e suporte leve em saúde para pessoas gestantes. Além disso, enquanto movimento coletivo nos engajamento na luta pelo fim da violência obstétrica, do racismo obstétrico e pela defesa dos direitos sexuais e reprodutivos.

A  doula é uma profissional habilitada para oferecer educação em saúde e suporte leve em saúde. A doulagem consiste em pelo menos dois aspectos: educação perinatal direcionada a partilhar informações qualificadas para gestantes a fim contribuir para o empoderamento de quem gesta/pari; suporte leve e contínuo durante o parto a fim de atenuar os possíveis desconfortos físicos e emocionais contribuindo para experiências mais satisfatórias e positivas de parto. A doula, no contexto paraibano, tem legitimidade para atuar em qualquer lugar que realize partos.

Como produto da organização dessas trabalhadoras a Associação de Doulas da Paraíba (ADPB) foi criada com o objetivo de organizar e fortalecer as recentes profissionais que buscava espaço para materializar a doulagem e o sonhos de partos respeitosos e nascimentos gentis para todas as pessoas. A ADPB fortaleceu, legitimou e democratizou a atuação das doulas nas políticas públicas, no voluntariado do SUS, no controle social, no acesso às instituições de saúde e no diálogo com o poder legislativo e judiciário. 

Fundada em outubro de 2015, a Associação de Doulas da Paraíba é uma associação de direito privado que defende os interesses e protege a atuação trabalhista das doulas através da promoção de ações políticas, de articulação entre governo, instituições e sociedade civil. A ADPB luta pela consolidação de leis de direito à doula, qualificação e atualização de novas doulas, representação da categoria junto às maternidades do estado da Paraíba, na contenção da exploração de mão de obra qualificada nos projetos de voluntariado de instituições de saúde que não seguem a lei do voluntariado. Além disso, participa ativamente da luta pelo reconhecimento enquanto categoria profissional e pela inserção da doula como trabalhadora do SUS. Reconhecemos como doulas, apenas pessoas com formação mínima de 120 horas, cujo curso segue as recomendações da Fenadoulasbr.

Desde que foi fundada, a ADPB foi berço de diversos projetos de defesa de direitos das mulheres e gestantes. Dentre eles, destacamos ações de educação popular em saúde: Projeto EducaDoula – que durante a pandemia da Covid-19 dedicou-se a oferecer educação perinatal para gestantes de forma remota e o Nascer com Doulas, que promove rodas de gestante para promover educação e saúde para famílias gestantes em diversos pontos da cidade de João Pessoa.

A ADPB em sua trajetória teceu redes colaborou com a criação da Federação Nacional de Doulas do Brasil , pactuou-se com coletivos de mulheres e outros movimentos sociais, expandiu a sua atuação para o interior do estado fortalendo Doulas do quilombo ao Sertão . Atuou na formação de doulas através dos cursos oferecidos pela Prefeitura de João Pessoa e pela Escola Pública de Saúde- PB. A cada ano tem crescido mais, atualmente esta constituída por 86 associadas, sendo portanto, a terceira maior associação de doulas do Brasil.  Por isso seguimos acreditamos na autonomia das mulheres e das pessoas que gestam, no respeito aos seus corpos e no fortalecimento de uma cultura perinatal mais justa, digna, gentil e sem violência. Lutamos pela democratização do acesso a uma experiência de parto saudável, segura, humanizada e respeitosa para todas as pessoas, e pela inserção das doulas no SUS.  

Baixar arquivo